buy tb500
 

Curso Gratuito “O Manifesto Comunista”

Posted by dausacker on Jul 18, 2020 in Cursos, Serviço Social |

Há 172 anos, Karl Marx e Friederich Engels publicavam o Manifesto do Partido Comunista que é, sem sobra de dúvidas, um dos mais importantes já escrito. Um manifesto direcionado à trabalhadores do mundo todo com uma mensagem potente: unir todos os trabalhadores para libertá-los da exploração capitalista e construir uma sociedade livre de toda a exploração do homem pelo homem e de todas as formas de opressão.

Passados mais de um século e meio a mensagem contida nesse pequeno panfleto é ainda muito atual. Estamos há 12 anos em uma crise econômica de proporções gigantescas agravada pela crise sanitária do novo coronavírus, onde vemos a todo o momento, a vida dos trabalhadores reduzida à números frios e cálculos financeiros. Em nome do lucro, os capitalistas impõem aos trabalhadores a escolha impossível entre a saúde ou a fome. No entanto, essa pandemia mostrou mais uma vez que são os trabalhadores que movem o mundo. E porque os trabalhadores são essenciais, são eles quem podem mudar tudo desde a raiz.

Esse curso se propõe a discutir, com trabalhadoras e trabalhadores de todas as categorias, as lições que Marx e Engels nos deixaram nesse pequeno livreto para construir uma verdadeira força material que possa arrebentar os grilhões que mantém a nossa classe escrava e construir uma nova sociedade. Os trabalhadores têm um poder gigantesco em suas mãos, controlam a produção e podem frear as engrenagens do sistema capitalista. A tomada do poder e a revolução socialista não são sonhos impossíveis ou utopias literárias. São projetos concretos e possíveis que necessitam organização científica e sistemática da classe trabalhadora.

Como os próprios autores destacaram, a burguesia produziu o seu próprio coveiro, que é a nossa classe trabalhadora. A queda da burguesia e a nossa vitória são igualmente inevitáveis.
“Proletários de todos os países, uni-vos!” – Marx e Engels

O curso será ministrado por Patricia Galvão, historiadora e trabalhadora da USP, por 3 terças-feiras consecutivas às 19 horas.

Maiores informações e inscrições aqui: https://campus.esquerdadiario.com.br/

 

Tags:

Comments are closed.

Copyright © 2024 Socializando Saberes. Design by Laptop Geek for and R*.