Números finais do FISL17
FISL17: Confira os números do evento aqui: http://softwarelivre.org/articles/0157/6359/FISL17-numeros-finais.pdf
FISL17: Confira os números do evento aqui: http://softwarelivre.org/articles/0157/6359/FISL17-numeros-finais.pdf
Assista ou baixe palestras do FISL17 aqui: http://hemingway.softwarelivre.org/fisl17/
Confira algumas fotos aqui: https://www.flickr.com/photos/fisl17
Na segunda manhã do #FISL17, apresentei a palestra intitulada Trisquel GNU/Linux: Uma Distribuição 100% Livre.
Trisquel GNU/Linux é um projeto iniciado pela Universidade de Vigo, na Espanha, que foi apresentado oficialmente em Abril de 2005, com a presença e apoio de Richard Stallman, fundador da FSF (Free Software Foundation).
É um sistema operacional que baseia-se no Ubuntu. Essa característica, por si só, já faz com que ele tenha um imenso repositório, mas a relevância dessa distribuição consiste em sua visão filosófica. A distribuição Trisquel GNU/Linux usa por padrão unicamente Software Livre, ou seja, os usuários são totalmente beneficiados com as 4 liberdades básicas definidas pela FSF, o que faz com que seu kernel (núcleo) não contenha drives proprietários e assim garanta a liberdade dos usuários em usar, compartilhar, modificar e distribuir. Desta forma, Trisquel GNU/Linux contribui com a solidariedade social empoderando os usuários de informática.
Assista a palestra aqui:
Ou aqui:
https://goblinrefuge.com/mediagoblin/u/dausacker/m/trisquel-gnu-linux-uma-distribuicao-100-livre/
Ou aqui:
https://archive.org/details/TrisquelGNULinux
Ou aqui:
http://videos.softwarelivre.org/forum-internacional-software-livre-fisl-2016/trisquel-gnulinux-uma-distribuicao-100-livre.html
Os slides podem ser acessados aqui:
Escolha a sua e participe conosco. A educação só é libertadora se também for livre!
#VEMProFISL17!
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), abriu inscrições para 10 mil vagas da 10ª edição do Curso SUPERA – “Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento”.
O curso SUPERA, totalmente gratuito, visa capacitar estes profissionais das áreas de saúde e assistência social discutindo diferentes modelos para a prevenção, intervenção e encaminhamento daqueles que apresentam problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas.
A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 150 horas e tem duração de três meses com início previsto para 8 de Agosto de 2016. Os alunos que concluírem o curso receberão um certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
O curso é parte integrante do eixo “prevenção” do programa “Crack, é possível vencer”, que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde e assistência social.
Para se inscrever e acompanhar o curso é necessário possuir acesso à Internet e comprometer-se a participar do curso até sua conclusão, caso seja selecionado.
Inscrições gratuitas:http://www.supera.senad.gov.br/m…/custom/sup10/inscricao.php
Para mais informações ou em caso de dúvidas acesse:http://www.supera.senad.gov.br
Essa cartilha visa orientar pais de adolescentes e oferecer informações e orientações para ajudá-los a transformar a energia muitas vezes consumida pela ansiedade, em iniciativas produtivas que contribuam para que os riscos de seus filhos terem problemas com bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas sejam minimizadas.
Baixe gratuitamente aqui: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cidadania-assistencia-e-inclusao-social/prevencao-as-drogas/cartilha_pais_adolescentes.pdf
Alterações no algoritmo do Facebook irão torná-lo mais mercantil e menos diverso.
Crescem os sinais de que pode ser usado para manipulação política aberta.
http://www.youtube.com/watch?v=XoOt9iRN9MA
Qualquer sistema que está conectado à Internet está sempre sujeito a ameaças, não importa o quão bem ele esteja protegido (algo que a maioria dos adolescentes sabem hoje em dia). Já não há barreiras de software que possam evitar os erros humanos em um programa ou código de comportamento dos usuários.
É por isso que os dispositivos com funções de especial importância ou que contenham informações secretas geralmente não estão conectados à Internet. É sempre melhor aceitar os inconvenientes do que enfrentar consequências desagradáveis. É assim, por exemplo, como os sistemas de controle para grandes objetos industriais ou alguns computadores bancários são protegidos.
Pode parecer que sair do virtual para o modo offline manteria qualquer segredo seguro: se não há conexão com a Internet, então não há nenhum vazamento de dados. No entanto, esse não é o caso. As técnicas de transferência de dados a distância adaptadas há muito tempo pelos serviços secretos se tornam mais acessíveis a cada ano para os usuários “comerciais”. Muito poucos aparelhos de espionagem à la James Bond estão se tornando cada vez mais comuns.
Continue lendo aqui: https://blog.kaspersky.com.br/when-going-offline-doesnt-help/5443/
Copyright © 2025 Socializando Saberes. Design by Laptop Geek for and R*.