buy tb500
 

Vendem-se: seu endereço, CPF e telefone

Posted by dausacker on May 30, 2015 in Privacidade |

656798

Você lembra da época da chamada “mala direta”, aquelas cartas inconvenientes com propagandas de lugares que nem sabíamos que tinham nosso endereço? Pois basta lembrar delas para perceber que, desde muito antes da Internet, a publicidade já explorava as poucas informações que conseguia sobre nós. Um cadastro com nosso nome, idade e endereço, feito em uma loja qualquer, já dava pistas sobre nosso maior ou menor interesse por determinado produto. Uma loja de skates, por exemplo, preferiria gastar suas correspondências tentando atingir seus clientes mais prováveis: jovens do sexo masculino.

Com a Internet, o mercado da publicidade ganhou uma dimensão muito mais complexa, mas o princípio continua o mesmo: quanto mais se sabe sobre você, mais fácil é deduzir se você pode ou não se interessar por determinado produto. Pouco se pensa sobre isso, mas é essa lógica que faz girar a economia no mundo virtual, e coloca em pé uma grande parte das aplicações que você usa: os serviços gratuitos, como aplicativos, buscadores, emails e redes sociais, atraem usuários e coletam seus dados pessoais. Mais tarde, esses dados vão servir para direcionar anúncios para você. Quanto mais informações pessoais suas uma empresa conhece, mais ela consegue acertar em ligar um produto às suas supostas preferências – e mais caro ela pode cobrar do anunciante.

E é imensa a quantidade de dados que deixamos por aí usando a Internet. Coisas que você curtiu, lugares onde esteve ou os amigos que se têm são informações que podem dizer muito sobre você. Foi por isso que o Marco Civil da Internet passou a exigir que a coleta desses dados só possa acontecer com o consentimento expresso do usuário.

Continue lendo aqui: http://blogs.estadao.com.br/deu-nos-autos/vendem-se-seu-endereco-cpf-e-telefone/

Tags: ,

Comments are closed.

Copyright © 2024 Socializando Saberes. Design by Laptop Geek for and R*.